terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

A Steam

Steam é um programa de computador de gestão de direitos digitais criado pela Valve para tentar combater a pirataria e fornecer serviços como atualização automática de jogos aos usuários.É um site seguro, totalmente. Atualmente o Steam conta com aproximadamente 65 milhões de usuários ativos , e tem médias de acesso diário de 6,6 milhões de contas simultâneas . O programa também conta com um sistema de amigos, que permite ao usuário criar uma rede de contatos online, com os quais pode jogar, trocar ítens, interagir no chat e mais
Pelo Steam podem ser baixados e jogados os famosos jogos Counter-Strike, Half-Life, Half-Life 2, Left 4 Dead, Battlefield 2, Call of Duty: Modern Warfare 3 entre um catálogo de mais de 6000 jogos. Você pode inclusive adicionar jogos já instalados na sua máquina no Steam. Para obtê-lo é necessário efetuar o download do cliente oficial na página  ; para jogar, é necessário possuir o número de série original de um dos jogos da Valve ou fazer uma aquisição na loja do serviço.

História

O desenvolvimento do sistema Steam teve início em uma data não revelada, anterior a 2002. Antes de "Steam", recebeu os codinomes "Grid" e "Gazelle". Foi anunciada ao público em 22 de março de 2002 na Game Developers Conference, e foi apresentada apenas como uma rede de distribuição. Para demonstrar a facilidade de integração do Steam a um jogo, a Relic Entertainment criou uma versão especial de Impossible Creatures. O jogo, no entanto, não foi lançado no sistema.
O aplicativo cliente, em versão 1.0, foi disponibilizado para download em 2002 durante o período de beta-teste de Counter-Strike 1.6. À época, foi visto como um método para simplificar o processo de atualização e correção de defeito comuns em jogos online de computador. A instalação e uso do Steam era obrigatório para os testadores do jogo, mas o Steam era um componente opcional para os demais jogadores. Em 2004, a rede de autenticação World Opponent Network (WON) foi desativada e substituída pelo Steam.9
Na mesma época, a Valve começou a negociar contratos com diversas editoras e desenvolvedores independentes para lançarem seus jogos no Steam, em geral com um desconto de pré-compra de 10% do valor sugerido de venda. Dois exemplos recentes são Rag Doll Kung Fu e Darwinia, a editora canadense Strategy First anunciou em dezembro de 2005 uma parceria com a Valve para a distribuição eletrônica de títulos atuais e futuros

Um comentário: